segunda-feira, 22 de junho de 2009

Hala Ronaldo!

Ontem, dia 6 de Julho, o mundo assistiu a uma apresentação sem precedentes na história do futebol. Nem a apresentação de Maradona no Nápoles causou tanto impacto como a apresentação de Cristiano Ronaldo.



Cristiano Ronaldo foi recebido apoteoticamente por 80000 pessoas no Santiago Bernabéu numa apresentação que terá entrado para o Guiness Book of Records como a maior apresentação de um jogador para uma equipa de futebol.



Todas as condições estavam reunidas para que a apresentação corresse desta maneira:

. A espera que já perdurava há anos;
. O jogador em si;
. O valor da sua transferência;
. O número que iria usar [Cristiano irá usar o número 9, número usado por Alfredo Di Stefano].

Durante a apresentação foram várias as referências feitas a Portugal e aos portugueses. Fez-se referencia aos jogadores portugueses que passaram pelo Real Madrid; Cristiano Ronaldo entrou em campo ao som dos Xutos e Pontapés com a música "Á minha maneira"; Eusébio foi convidado de honra; e Florentino Perez, no seu discurso, teceu elogios a Portugal e aos portugueses.

A invasão de campo comprovou o estado de euforia dos adeptos. Com Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema e Albiol, os madrilistas vêem assim a reedição dos Galácticos.

La Liga será sem dúvida nenhuma o campeonato mais explosivo e interessante de 2009/2010, os melhores jogadores e planteis do mundo estão em Espanha. Nós, como espectadores, estamos á espera que o árbitro inicie a partida.

"A por ellos"!

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Silly season com um blogue a condizer!

Decidi tornar-me em mais um treinador de bancada, decidi começar a escrever sobre futebol de uma forma leve, por vezes humorística e definitivamente pouco séria.

Haverá melhor maneira de entrar no período de contratações e especulações do que contratar o Cristiano Ronaldo por 94 milhões de euros? É o ponto final numa telenovela que já durava bem antes de ir para o ar, bem antes do Verão e do decepcionante Euro 2008. De acordo com o que Alex Ferguson disse, Cristiano Ronaldo estava a ser perseguido pelo Real Madrid desde 2007, em 2008 os dois emblemas chegaram a acordo e um ano depois o jogador é finalmente libertado.

O curioso disto tudo, não é o jogador em si ou o preço pelo qual foi vendido. O que realmente me intriga é o seguinte: porque é que o Real Madrid compra constantemente jogadores e até mesmo treinadores ao Manchester United? Foi o David Beckham, foi o Ruud van Nistelrooy, até mesmo o Carlos Queiroz! O Real Madrid, com este tipo de contratações, afirma-se como um "heavyweight" do futebol que, ao contrário de outros clubes igualmente grandes, não arrisca, compra apenas jogadores já afirmados e não em afirmação.

Mas as super contratações não se ficam por aqui. Não estou a falar dos 65 milhões de euros usados, mais uma vez, pelo Real Madrid para comprar o Kaká. Estou a falar da astúcia, da inteligência e do oportunismo do Benfica ao contratar o omnipotente e o omnipresente Jesus por apenas 700 mil euros. É a prova de que a crise já atingiu níveis extraterrestres! Jesus é realmente a única entidade capaz de pôr o Benfica a jogar à Benfica e de ganhar títulos, a única entidade capaz de restituir o dom da visão à arbitragem ou influenciar jogos e decisões dos árbitros sem recorrer a chamadas telefónicas, apitos ou senhoras que prestam serviços. Sem dúvida uma aposta ganha!

Em Alvalade mudou-se o presidente mas manteve-se o treinador. Não faria sentido deixar de lado o trabalho e os objectivos do Paulo Bento [segundos lugares mais canecos], portanto, a não ser que modifiquem significativamente a equipa, prevê-se uma época de continuidade, à imagem do que foi os três anos transactos. Para apurar faltam apenas três questões: a manutenção de Moutinho na equipa mesmo tendo contrato até 2014; a eventual saída de Miguel Veloso; e encontrar um substituto à altura de Derlei.

Quanto ao Porto. Parece-me realmente a única equipa sóbria de Portugal. É a única equipa que mantém praticamente todas as suas operações em segredo. Apesar de haver especulações sobre eventuais saídas de jogadores chave da equipa [Lisandro López, Lucho González], parece-me que a estrutura irá manter-se, poucos jogadores irão sair e, como não podia deixar de ser, certas áreas serão fortemente reforçadas com as contratações de Beto, Maicon e Álvaro Pereira [o mesmo jogador que o Benfica queria comprar mas não conseguiu igualar a oferta do Porto].

Que comece a nova época.